Quanto Custa?

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Austrália

Trabalhar na Austrália

Com o visto de estudante na Austrália você pode trabalhar até 40 horas quinzenais durante aulas e horas ilimitadas nas férias do curso. Os membros da família podem também trabalhar pelo mesmo período do visto do estudante.

O sonho de sair do Brasil e trabalhar na Austrália é compartilhado por muitas pessoas, e não será nenhuma surpresa se você for uma delas. As possibilidades, qualidade de vida, a segurança e o novo idioma são os principais fatores para isso.

Ainda assim, é bem provável que você ainda tenha algumas dúvidas, principalmente com questões sobre salário, visto de trabalho, cursos que permitem tal atividade e, principalmente, se vale a pena.

Abaixo você terá todas essas e muitas outras informações sobre como, legalmente, trabalhar na Austrália. Ainda assim, podemos adiantar que sim, vale a pena fazer essa mudança em sua vida, especialmente se estiver pensando em estudar enquanto ganha um dinheiro por lá.

As oportunidades são muitas — ainda que, não necessariamente, em sua área de atuação —, e o país é extremamente acolhedor, além de apresentar um clima mais parecido com o do Brasil.

Pensando nisso, abra sua mente para essa oportunidade e acompanhe, nos mínimos detalhes, tudo o que é preciso para, enfim, tirar esse plano do papel. Nós da S7 Austrália faremos de tudo para te ajudar neste processo, então se preocupe apenas com suas escolhas, que o resto nós cuidamos.

Como faço para Trabalhar na Austrália?

trabalhar na austrália

Essa deve ser, provavelmente, a primeira dúvida de quem possui esse sonho, e é nisso que este texto deve lhe ajudar. Há diversas formas de se conseguir atingir tal objetivo, mas o mais recomendado ainda é conciliar estudo com trabalho. Além de ajudar no dia a dia — você aprende o idioma enquanto o pratica no serviço —, esta é a forma mais garantida de conseguir seu visto.

Sendo assim, nos tópicos abaixo você encontrará todos os passos a serem tomados, bem como as informações que você precisa saber para realizar esse sonho. Se está preparado, continue a leitura!

Salário Mínimo

Na terra dos cangurus, o salário mínimo é calculado de uma forma diferente que a que vemos no Brasil. Por lá, o valor é determinado por hora, e não por mês.

Dessa forma, o salário mínimo vigente na Austrália atualmente está em AU$18,93 por hora. Com uma carga horária de cerca de 36 horas trabalhadas por semana, é possível concluir que o valor seria de, basicamente, AU$2.876 por mês — R$8.110, com o câmbio atual de R$2,82.

Horas de Trabalho

trabalhar na australia salario

O período de trabalho comum é de 36 horas por semana. Entretanto, se você estiver estudando, deverá se encaixar nos números abaixo:

  • Estudantes de Cursos de Inglês ou Cursos técnicos – 40 horas quinzenais durante o período de estudos e horas ilimitadas durante as férias do curso
  • Estudantes de Cursos universitários de graduação ou pós-graduação SEM pesquisa (bacharelados, MBAs, Professional Masters) – 40 horas quinzenais durante o período de estudos e horas ilimitadas durante as férias do curso
  • Estudantes de Cursos universitários de pós-graduação COM pesquisa (Mestrados Research ou Doutorados) – horas ilimitadas de trabalho durante todo o período do visto

Certificados

Uma informação importante é que, dependendo do lugar que queira trabalhar, é possível que eles te peçam por um certificado, que pode ser adquirido após realizar um curso rápido no país. Entre os mais comuns estão:

  • Barista: Certificado voltado para a preparação de cafés em restaurantes, cafeterias e eventos
  • Whitecard: Certificado de segurança no trabalho, importante para vagas na área de construção civil
  • MIX’n’IT – Bar and Cocktail: Certificado de preparação de drinks, importante para vagas de barman
  • RCG (Responsible Conduct of Gambling): Certificado voltado ao mercado de jogos e apostas
  • RSA (Responsible Service of Alcohol): Certificado para venda de bebidas alcoólicas em restaurantes e bares
  • Senior First Aid: Certificado de primeiros socorros, importante para vagas de cuidado de crianças e idosos

Direitos

trabalhar na australia vale a pena

Assim como no Brasil, em território australiano os trabalhadores também possuem seus direitos, que incluem estudantes internacionais ou aqueles que possuem o visto Working Holiday Visa.

Os direitos são básicos, mas servem para assegurar o trabalhador em caso de problemas. Sendo assim, eles incluem receber um salário mínimo, ter um ambiente de trabalho saudável e seguro, folgas, descanso e poder contestar demissão sem justa causa.

Entretanto, da mesma forma como ocorre em nosso país, algumas áreas oferecem direitos próprios, tendo salários mínimos e condições diferentes dos demais. Assim, é aconselhável que você fique atento aos direitos da vaga que quiser se candidatar.

Pronto para escolher seu pacote? Ou ainda está em dúvida?
Veja nossos pacotes  Tire suas dúvidas

Visto

Para poder estudar e trabalhar na Austrália, você precisará ter um visto de estudante, que deve ser conseguido antes de embarcar para sua aventura. Isso se dá porque o visto é o documento que te permitirá entrar no país. Sem isso, você volta ao Brasil.

Assim, é preciso se aplicar para o visto de estudante — que pode variar de acordo com o curso que irá fazer. O processo leva, geralmente, 40 dias, mas o indicado é o fazer com, pelo menos, dois meses de antecedência da data de início de seu curso.

Para mais informações, verifique nossos serviços de Visto.

Documentos

Se quiser trabalhar na Austrália, você precisará do Tax File Number (TFN) — o que equivale ao CPF no Brasil. Este é um documento que te permitirá ter um emprego formal por lá. Seu empregador solicitará seu TFN no momento da contratação, e será através dele que serão descontados os impostos de seu salário e seu fundo de garantia (Superannuation).

Para obter o documento, você precisa entrar no site do governo da Austrália. Todo o processo pode ser feito pela internet, e você receberá seu TFN em casa. O processo leva cerca de 28 dias.

Família

estudar e trabalhar na australia

Sabemos que muitas pessoas resolvem viver essa experiência em família, levando esposa, marido, filhos, etc. Se esse for seu caso, há algumas informações que você precisa saber.

Todos os dependentes do estudante em questão têm a mesma permissão de trabalho que ele. Assim, eles também podem trabalhar durante seu período na Austrália, porém respeitando os mesmos horários que o estudante.

Dessa forma, se torna possível sim levar familiares junto a você, desde que esteja claro que os rendimentos e as oportunidades deles serão parecidos com os seus.

Tipos de Trabalho

Para essa discussão, se faz preciso entender dois tipos de trabalhos disponíveis na Austrália: Part time e Full time, ou seja, tempo parcial ou integral.

Como dito acima, como estudante você somente poderá ter trabalhos part time durante o período letivo, e full time ao longo das férias. É de extrema importância respeitar esse procedimento.

Nível de Inglês

visto de trabalho australia

É importante que você esteja ciente, antes mesmo de sair do Brasil, que o seu nível de inglês influenciará diretamente em sua busca por emprego.

Quanto mais básico for seu inglês, menores serão as chances de você conseguir algo com atendimento ao público, tendo que se contentar, então, com vagas de limpeza de hotéis e restaurantes.

Com um nível mais avançado, é possível conseguir vagas de garçom, babá, entre outras, que podem pagar mais. Com um inglês fluente, suas chances mudam, facilitando você buscar algo em sua área de atuação.

Tempo de Duração

O período que você permanecerá na Austrália depende, principalmente, do curso que irá fazer por lá. Isso se dá porque o visto é referente a esse período. Sendo assim, se seu curso dura quatro meses, normalmente seu visto terá validade de cinco.

Assim, existem cursos com duração de algumas semanas, enquanto outros chegam a dois anos, o que possibilita que você fique no país durante esses períodos.

É possível que você renove seu visto, entrando em outro curso, ou ainda que troque o de estudante pelo de trabalho, podendo assim ficar mais tempo na Austrália.

Após o Curso

trabalho sidney

Se você completar um curso universitário em território australiano, é possível que o governo lhe conceda um visto de trabalho, o que permitirá que você continue no país e trabalhe normalmente. Ainda assim, a duração desse novo visto pode variar de acordo com o nível do curso estudado por você, conforme lista abaixo:

  • Estudantes de bacharelados, MBAs, ou Professional Masters – Visto de trabalho de 2 anos após formatura
  • Estudantes de Mestrados Research – Visto de trabalho de 3 anos após formatura
  • Estudantes de Doutorados – Visto de trabalho de 4 anos após formatura

Para mais informações, acesse o site da Imigração Australiana.

Melhores Cidades

Uma questão bastante importante quando se pensa em trabalhar na Austrália está na cidade escolhida. Isso se dá porque grandes metrópoles oferecem mais vagas, porém também há maior concorrência.

Além disso, se você pensa em procurar algo mais voltado a sua área de atuação, é interessante pesquisar quais cidades possuem maior demanda. Para lhe ajudar, abaixo você encontrará alguns dos principais destinos, assim como os mercados que mais contratam por lá.

  • Brisbane: Educação, Energia, Turismo
  • Melbourne: Artes, Biotecnologia, Educação, Saúde
  • Perth: Construção, Educação, Energia
  • Sidney: Educação, Direito, Finanças, Telecomunicações, TI

Preço

preço trabalhar austrlalia

Como dito em alguns dos tópicos acima, não existe um programa específico para trabalhar na Austrália, visto que todos que estão estudando lá têm esse direito. Assim, cabe a você escolher um curso e buscar seu trabalho.

Para isso, verifique nossas páginas de cursos de inglês, cursos de formação profissional e cursos universitários. Busque o que mais lhe agrada, assim como o que melhor se encaixa em seu bolso.

Também é interessante levar em consideração que, se estiver trabalhando, poderá pagar seu curso com seus próprios rendimentos. Dessa maneira, seu investimento no início será menor, e o pagamento será feito com seu esforço por lá.

Para entender melhor, acesse também nossa página de formas de pagamento.

Emprego garantido?

Algo importante destacar é que no pacote de seu curso não está incluso o trabalho. Logo, será necessário que, assim que chegar à Austrália, atualize seu currículo e comece a distribuir.

Não é possível lhe ajudarmos nesta etapa, visto que tudo dependerá de seu contato com o possível empregador. Sendo assim, é preciso levar em consideração que, quando chegar ao seu destino, estará desempregado.

Com essa informação, garanta que possui dinheiro o suficiente para se sustentar por lá até conseguir um trabalho. Esse planejamento é essencial para que sua experiência seja satisfatória.

Ainda assim, para lhe ajudar, abaixo estão listados alguns sites de busca de emprego na Austrália, para que você já possa fazer uma busca e se informar sobre valores e oportunidades.

Preciso de um emprego já!

Hoje em dia graças a ‘share economy’ ninguém mais fica sem trabalho. Se quer fazer uma grana de imediato e esta sem emprego na Australia, pegue uma bicicleta e vá fazer entregas de Ubereats ou Deliveroo!

Se você tem carro e carta de motorista Australiana, pode trabalhar como motorista de Uber também!


Preparado para se jogar nessa aventura? Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso! Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida e lhe auxiliar na realização desse sonho!

Pronto para escolher seu pacote? Ou ainda está em dúvida?
Veja nossos pacotes  Tire suas dúvidas

+20 Anos
No Mercado
Lider no Google
entre as agências de intercâmbio
+2,500
Clientes Anuais
+40,000
Leads por Ano
10 Websites
Especializados
+250 Pacotes
de intercâmbio
Top Destinos
pelo mundo
Ferramentas
de última geração
+ Anos
No Mercado

Líder no Google

Entre agências

+
Leads por Ano
Websites
Especializados
20 Anos
Dúvidas? Converse aqui!