Quanto Custa?

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Austrália

Cursos Universitários

Se formar numa Universidade Australiana é um dos melhores investimentos que você pode fazer na sua vida! Veja como fazer sua faculdade lá.

Realizar cursos universitários fora do Brasil é o sonho de muitas pessoas, e provavelmente o seu. Saiba, então, que a Austrália é uma ótima oportunidade para realizar esse seu desejo!

De cursos de estética, nutrição, eletricista e enfermagem, tudo é possível encontrar por lá. Dentre as possibilidades, você pode fazer uma graduação, pós-graduação, tecnólogo, ou até mesmo uma faculdade de direito. O que vier em sua mente.

Por esses e outros motivos, o intercâmbio na Austrália não se resume somente ao High School ou cursos de inglês. Existe um amplo leque de opções de estudos na terra dos cangurus, com preços que se adaptam ao seu bolso.

Ainda assim, se você pretende, de fato, seguir nesse caminho, há algumas coisas que precisa saber. Começando nos requisitos para se candidatar, passando pela equivalência no Brasil, e chegando à documentação e opções disponíveis.

Por isso, verifique abaixo tudo que você precisa para, enfim, tirar esse sonho do papel e se jogar nessa aventura.

Cursos Universitários na Austrália

A Austrália é um dos países mais procurados para cursos universitários por brasileiros. Isso se dá por sua ampla gama de faculdades disponíveis, fácil adaptação e clima semelhante. Assim, não fica difícil não se sentir tentado a sentir essa experiência. Assim, pesquise bem para encontrar o curso que mais se encaixa no seu perfil e bolso!

Por que estudar em uma universidade australiana?

curso de estetica na australia

A Austrália tem 39 universidades que são listadas nos registros da Estrutura Australiana de Qualificações (Australian Qualifications Framework – AQF). Além dessas, ainda há muitas outras instituições de nível superior amplamente reconhecidas.

Os cursos universitários da Austrália têm reputação de excelência na educação e no ambiente acadêmico em escala internacional. Porém, mais do que isso, ainda contam com as mais novas tecnologias disponíveis, sem contar a liderança em pesquisas acadêmicas.

Assim, são alguns os motivos para optar pelos cursos universitários da Austrália.

  • Excelente nível acadêmico: A educação australiana é reconhecida nos Estados Unidos, Europa e Ásia como uma das melhores do mundo. A porcentagem de estudantes estrangeiros, cerca de 5% a 10% dentro das universidades, indica sua grande aceitação.
  • Possibilidade de trabalho: O visto de estudante permite que o estudante trabalhe legalmente em território australiano. Segundo a lei, são permitidas 20 horas semanais durante o período letivo e tempo integral durante as férias. Isto significa que o estudante pode arcar com 50% a 75% de suas despesas, ganhando aproximadamente A$15 por hora de trabalho.
  • Clima: O clima é bem parecido com o do Brasil, não há invernos rigorosos e nem verões exageradamente quentes. Essa é a melhor forma de se adaptar rapidamente a um novo ambiente.
  • Segurança e alto padrão de vida: A Austrália é um dos países mais seguros do mundo e com uma beleza natural extraordinária. Quase não existe pobreza, portanto o índice de criminalidade é um dos mais baixos do planeta. Seu povo é amável e extremamente receptivo com estrangeiros.

Pré-requisitos

faculdade de direito na australia

O processo de seleção nas Universidades Australianas não se dá através de vestibular, como no Brasil. Para ser um candidato, somente é necessário preencher determinados pré-requisitos.

Escolaridade

  • Bacharelado / Graduação: Se você pretende fazer um curso de bacharel ou graduação, existe um pré-requisito. Você precisa, obrigatoriamente, já ter cursado um ano de Bacharelado ou Licenciatura em uma instituição que seja reconhecida pela sua nova universidade. Este requerimento é em razão do sistema de ensino na Austrália ter um ano a mais no Segundo Grau. Se não possuir esse pré-requisito, você pode estudar um ano de curso técnico profissionalizante na Austrália ou fazer o Foundation Year na Austrália (curso preparatório para Universidades). Algumas Universidades poderão considerar a sua matrícula se você tiver somente 2º Grau Completo. Nesse caso, é preciso que você tenha mais de 21 anos e experiência profissional na área em que pretende estudar.
  • Pós-Graduação / Especialização: Para cursos de pós ou especialização, é necessária formação superior em Universidade/Instituição reconhecida pela Universidade na Austrália.
  • Mestrado: Se você pretende fazer um Mestrado, é necessária formação superior em Universidade/Instituição reconhecida pela Universidade na Austrália. Algumas áreas exigem que você tenha, ainda, experiência profissional relevante na sua área de formação.

Inglês

É extremamente importante ter nível avançado no inglês,  que deverá ser comprovada através de Certificados como IELTS ou TOEFL. A prova para obtenção deste Certificado pode ser feita no Brasil ou mesmo na Austrália. A nota mínima exigida varia de acordo com a Universidade e o curso escolhido.

Equivalência no Brasil

tecnico de enfermagem na australia

Se você possui planos de, no futuro, retornar ao Brasil, é preciso saber como seus cursos universitários serão reconhecidos aqui. Esse conhecimento também é necessário para identificar o curso que seja fazer na Austrália.

Assim, é sempre bom ter uma noção da equivalência dos cursos australianos e brasileiros. Ou seja, qual a nomenclatura utilizada aqui e do outro lado do mundo. Para isso, verifique as informações abaixo.

  • Ensino Médio: Senior Secondary
  • Curso Técnico de Curta Duração: Certificate I, II, III e IV
  • Curso Técnico: Diploma
  • Graduação Tecnológica: Advanced Diploma
  • Graduação: Bacharel Degree
  • Pós-Graduação*: Graduate Diploma / Graduation Certificate
  • MBA (Master Business Administration)**: Master Degree by Coursework
  • Mestrado**: Master Degree by Research
  • Doutorado: Doctoral Degree

*De acordo com o sistema de ensino australiano, a diferença entre os tipos Pós-Graduação está no tempo de curso. Assim, para cursos de especialização é utilizada a seguinte regra:

  • Graduation Certificate: Até seis meses de estudo, com tendência a focar na aplicabilidade prática dos conceitos.
  • Graduation Diploma: Acima de seis meses de estudo, com tendência a focar na aplicabilidade prática dos conceitos.

**Já a respeito do MBA e Mestrado, o sistema de ensino australiano considera como:

  • Master Degree by Coursework: Um a dois anos de estudo, sem pesquisa acadêmica.
  • Master Degree by Research: Um a dois anos de estudo, com pesquisa acadêmica.

Universidades Parceiras

eletricista na australia

A S7 Austrália representa oficialmente no Brasil diversas universidades. Ainda assim, como agência registrada na Austrália, podemos providenciar sua matrícula em qualquer uma das instituições de ensino do país.

Abaixo, você poderá conhecer as universidades das quais somos representantes oficiais em solo brasileiro:

UNIVERSIDADE CIDADE
Southern Cross University Gold Coast, Lismore & Coff Harbour (Cursos de Hotelaria disponíveis em Sydney)
Curtin University Perth & Sydney
Edith Cowan University Perth
Charles Sturt University Brisbane, Sydney e cidades do interior
Murdoch University Perth
University of Wollongong Wollongong
James Cook University Townsville & Cairns
Bond University Gold Coast
University of Southern Queensland Toowoomba, Brisbane (Springfield) & Hervey Bay
La Trobe University Melbourne
Monash University Melbourne

Se tiver interesse em qualquer outra universidade, não há problema algum. Você pode pesquisar os cursos e valores no site educacional do governo Australiano.

Universidades Australianas

intercambio australia

Para te ajudar nessa busca, entretanto, abaixo você encontrará o site de todas as universidades australianas que oferecem cursos para estudantes internacionais. Sendo que, dessas, quase todas são públicas.

Documentação Necessária

estudar fora

Após encontrar o curso que quer fazer e universidade onde quer estudar, basta entrar em contato conosco.  Nos mander um e-mail com o nome do curso, universidade e quando você quer iniciar os estudos.

A partir daí, não se preocupe, porque o trabalho é nosso. Entraremos em contato com a universidade e faremos todos os trâmites de sua matrícula. De forma geral, você precisará apresentar os seguintes documentos:

  • Cursos de Graduação: Certificado de conclusão do 2º grau (traduzido), IELTS (Exame de Inglês) score 6.0
  • Cursos de Pós-graduação: Diploma e histórico universitário (traduzidos), IELTS (Exame de Inglês) score 6.5

Além destes, você também precisará de um visto de estudante para residir legalmente na Austrália. Essa parte, entretanto, somente será feita após a aprovação da faculdade, já que será isso que determinará o tipo exato de visto.

Preparado para se jogar nessa aventura? Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso para seu curso universitário na Austrália! Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida e lhe auxiliar na realização desse sonho!

+20 Anos
No Mercado
Lider no Google
entre as agências de intercâmbio
+2,500
Clientes Anuais
+40,000
Leads por Ano
10 Websites
Especializados
+250 Pacotes
de intercâmbio
Top Destinos
pelo mundo
Ferramentas
de última geração
+ Anos
No Mercado

Líder no Google

Entre agências

+
Leads por Ano
Websites
Especializados
20 Anos
Dúvidas? Converse aqui!