Realizar cursos universitários fora do Brasil é o sonho de muitas pessoas, e provavelmente o seu. Saiba, então, que a Austrália é uma ótima oportunidade para realizar esse seu desejo!
De cursos de estética, nutrição, eletricista e enfermagem, tudo é possível encontrar por lá. Dentre as possibilidades, você pode fazer uma graduação, pós-graduação, tecnólogo, ou até mesmo uma faculdade de direito. O que vier em sua mente.
Por esses e outros motivos, o intercâmbio na Austrália não se resume somente ao High School ou cursos de inglês. Existe um amplo leque de opções de estudos na terra dos cangurus, com preços que se adaptam ao seu bolso.
Ainda assim, se você pretende, de fato, seguir nesse caminho, há algumas coisas que precisa saber. Começando nos requisitos para se candidatar, passando pela equivalência no Brasil, e chegando à documentação e opções disponíveis.
Por isso, verifique abaixo tudo que você precisa para, enfim, tirar esse sonho do papel e se jogar nessa aventura.
Estudar na Austrália é uma das melhores estratégias para imigrar e viver permanentemente no país.
Cursos Universitários na Austrália
A Austrália é um dos países mais procurados para cursos universitários por brasileiros. Isso se dá por sua ampla gama de faculdades disponíveis, fácil adaptação e clima semelhante. Assim, não fica difícil não se sentir tentado a sentir essa experiência. Assim, pesquise bem para encontrar o curso que mais se encaixa no seu perfil e bolso!
Por que estudar em uma universidade australiana?
A Austrália tem 43 universidades que são listadas nos registros da Estrutura Australiana de Qualificações (Australian Qualifications Framework – AQF). Além dessas, ainda há muitas outras instituições de nível superior amplamente reconhecidas.
Os cursos universitários da Austrália têm reputação de excelência na educação e no ambiente acadêmico em escala internacional. Porém, mais do que isso, ainda contam com as mais novas tecnologias disponíveis, sem contar a liderança em pesquisas acadêmicas.
Assim, são alguns os motivos para optar pelos cursos universitários da Austrália.
- Excelente nível acadêmico: A educação australiana é reconhecida nos Estados Unidos, Europa e Ásia como uma das melhores do mundo. A porcentagem de estudantes estrangeiros, cerca de 5% a 10% dentro das universidades, indica sua grande aceitação.
- Possibilidade de trabalho: O visto de estudante permite que o estudante trabalhe legalmente em território australiano. Segundo a lei, são permitidas 20 horas semanais durante o período letivo e tempo integral durante as férias. Isto significa que o estudante pode arcar com 50% a 75% de suas despesas, ganhando aproximadamente AUD$19 por hora de trabalho.
- Clima: O clima é bem parecido com o do Brasil, não há invernos rigorosos e nem verões exageradamente quentes. Essa é a melhor forma de se adaptar rapidamente a um novo ambiente.
- Segurança e alto padrão de vida: A Austrália é um dos países mais seguros do mundo e com uma beleza natural extraordinária. Quase não existe pobreza, portanto o índice de criminalidade é um dos mais baixos do planeta. Seu povo é amável e extremamente receptivo com estrangeiros.
Pré-requisitos
O processo de seleção nas Universidades Australianas não se dá através de vestibular, como no Brasil. Para ser um candidato, somente é necessário preencher determinados pré-requisitos.
Escolaridade
- Bacharelado / Graduação: Se você pretende fazer um curso de bacharel ou graduação, existe um pré-requisito. Você precisa, obrigatoriamente, já ter cursado um ano de Bacharelado ou Licenciatura em uma instituição que seja reconhecida pela sua nova universidade. Este requerimento é em razão do sistema de ensino na Austrália ter um ano a mais no Segundo Grau. Se não possuir esse pré-requisito, você pode estudar um ano de curso técnico profissionalizante na Austrália ou fazer o Foundation Year na Austrália (curso preparatório para Universidades). Algumas Universidades poderão considerar a sua matrícula se você tiver somente 2º Grau Completo. Nesse caso, é preciso que você tenha mais de 21 anos e experiência profissional na área em que pretende estudar.
- Pós-Graduação / Especialização: Para cursos de pós ou especialização, é necessária formação superior em Universidade/Instituição reconhecida pela Universidade na Austrália.
- Mestrado: Se você pretende fazer um Mestrado, é necessária formação superior em Universidade/Instituição reconhecida pela Universidade na Austrália. Algumas áreas exigem que você tenha, ainda, experiência profissional relevante na sua área de formação.
Inglês
É extremamente importante ter nível avançado no inglês, que deverá ser comprovada através de Certificados como IELTS ou TOEFL. A prova para obtenção deste Certificado pode ser feita no Brasil ou mesmo na Austrália. A nota mínima exigida varia de acordo com a Universidade e o curso escolhido.
Equivalência no Brasil
Se você possui planos de, no futuro, retornar ao Brasil, é preciso saber como seus cursos universitários serão reconhecidos aqui. Esse conhecimento também é necessário para identificar o curso que seja fazer na Austrália.
Assim, é sempre bom ter uma noção da equivalência dos cursos australianos e brasileiros. Ou seja, qual a nomenclatura utilizada aqui e do outro lado do mundo. Para isso, verifique as informações abaixo.
- Ensino Médio: Senior Secondary
- Curso Técnico de Curta Duração: Certificate I, II, III e IV
- Curso Técnico: Diploma
- Graduação Tecnológica: Advanced Diploma
- Graduação: Bachelor Degree
- Pós-Graduação*: Graduate Diploma / Graduation Certificate
- MBA (Master Business Administration)**: Master Degree by Coursework
- Mestrado**: Master Degree by Research
- Doutorado: Doctoral Degree
*De acordo com o sistema de ensino australiano, a diferença entre os tipos Pós-Graduação está no tempo de curso. Assim, para cursos de especialização é utilizada a seguinte regra:
- Graduation Certificate: Até seis meses de estudo, com tendência a focar na aplicabilidade prática dos conceitos.
- Graduation Diploma: Acima de seis meses de estudo, com tendência a focar na aplicabilidade prática dos conceitos.
**Já a respeito do MBA e Mestrado, o sistema de ensino australiano considera como:
- Master Degree by Coursework: Um a dois anos de estudo, sem pesquisa acadêmica.
- Master Degree by Research: Um a dois anos de estudo, com pesquisa acadêmica.
Universidades Australianas
A S7 Intercâmbio representa oficialmente no Brasil diversas universidades. Ainda assim, como agência registrada na Austrália, podemos providenciar sua matrícula em várias instituições de ensino do país.
Você pode pesquisar os cursos e valores no site educacional do governo Australiano.
Para te ajudar nessa busca, você encontrará o site de todas as universidades australianas que oferecem cursos para estudantes internacionais. Sendo que, dessas, quase todas são públicas.
- Torrens University
- Bond University
- University of Canberra
- Central Queensland University
- Charles Sturt University
- Curtin University
- Deakin University
- Edith Cowan University
- The Flinders University of South Austrália
- Griffith University
- James Cook University of North Queensland
- La Trobe University
- Macquarie University
- The University of Melbourne
- Monash University
- Murdoch University
- The University of New England
- The University of New South Wales
- The University of Newcastle
- Northern Territory University
- The University of Notre Dame, Austrália
- The University of Queensland
- Queensland University of Technology
- Royal Melbourne Institute of Technology
- Southern Cross University
- University of South Austrália
- University of Southern Queensland
- University of the Sunshine Coast
- Swinburne University of Technology
- The University of Sydney
- University of Tasmania
- University of Technology, Sydney
- Victoria University of Technology
- The University of Western Austrália
- University of Western Sydney
- University of Wollongong
Documentação Necessária
Após encontrar o curso que quer fazer e universidade onde quer estudar, basta entrar em contato conosco. Nos mande um e-mail com o nome do curso, universidade e quando você quer iniciar os estudos.
A partir daí, não se preocupe, porque o trabalho é nosso. Entraremos em contato com a universidade e faremos todos os trâmites de sua matrícula. De forma geral, você precisará apresentar os seguintes documentos:
- Cursos de Graduação: Certificado de conclusão do 2º grau (traduzido), IELTS (Exame de proficiência) score 6.0
- Cursos de Pós-graduação: Diploma e histórico universitário (traduzidos), IELTS (Exame de proficiência) score 6.5
Além destes, você também precisará de um visto de estudante para residir legalmente na Austrália. Essa parte, entretanto, somente será feita após a aprovação da faculdade, já que será isso que determinará o tipo exato de visto.
Preparado para se jogar nessa aventura? Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso para seu curso universitário na Austrália! Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida e lhe auxiliar na realização desse sonho!