Quanto Custa?

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Austrália

Custo de Vida

Em média, estudantes internacionais na Austrália gastam aproximadamente A$250 por semana para viver.

O custo de vida é, com certeza, uma das principais preocupações de qualquer um que se joga no mundo. Isso se dá por que o salário mínimo é diferente em cada país, assim como os valores gastos diariamente.

Falando da Austrália, este também é um tópico bastante importante. Da escolha da cidade — optar por Melbourne, Brisbane ou Sidney pode representar grande diferença — até o aluguel mensal, tudo conta.

Assim, é necessário analisar diversos pontos para se chegar a um valor específico. O seu estilo de vida influenciará diretamente no custo de vida local, então se atente a isso.

Como exemplo, podem-se citar escolhas como as de acomodação, transporte, alimentação e as comodidades do dia a dia. Todos esses tópicos influenciarão em seu custo de vida, mas, como tudo nessa vida, é possível se adaptar à situação e, principalmente, ao seu bolso.

Para se ter uma ideia melhor a respeito do custo de vida na Austrália, abaixo você encontrará diversas informações. Das médias mensais dos itens citados acima, ao valor de determinados itens na terra do canguru. De tudo e mais um pouco você descobrirá abaixo.

Acompanhe e comece a programar seu intercâmbio!

Qual o custo de vida na Austrália?

Segundo o Departamento de Imigração e Cidadania da Austrália, o custo de vida anual de um estudante na Australia é de AU$20.290,00. Com esses dados, é possível entender que, por mês, o valor é de, aproximadamente, AU$1.690,00. (Dados de 2019)

Ainda segundo o governo australiano, se você optar por levar seu cônjuge, o custo será acrescido em AU$7.100,00 por ano. No caso de filhos, deve-se calcular mais AU$3.040,00 por dependente.

Acomodação

custo de vida australia 2019

O primeiro item a se considerar quando é o assunto é custo de vida é, sem dúvidas, a acomodação. Isso se dá porque, além de ser extremamente necessário, este poder ser o de maior valor, dependendo do seu gosto.

Lembre-se: seu gosto influencia no tipo de estadia que optará, bem como em seu custo.

Existem diversas opções de acomodação, que vão desde albergues e hotéis, passando por estadia em casa da família e apartamentos particulares e, até, chegando a campus de universidades. Como pode ver, há diversas alternativas.

Ainda segundo o Departamento de Imigração e Cidadania da Austrália, há um estudo sobre os valores em cada uma delas.

  • Albergues e Hotéis podem variar de AU$90,00 a AU$300,00 por semana.
  • Aluguel de uma casa ou apartamento apresenta valores entre AU$165,00 e AU$440,00 por semana.
  • Aluguel compartilhado — com uma ou mais pessoas — faz o custo cair para algo em torno de AU$85,00 e AU$215,00.
  • Ficar no Campus de uma Universidade apresenta, geralmente, números entre AU$90,00 e AU$280,00 por semana.
  • Internatos são opções com valor anual, normalmente entre AU$11.000,00 e AU$22.000,00 (algo como AU$230,00 e AU$460,00 por semana).
  • Por fim, se hospedar em Casa de Família oferece valores em torno de AU$235,00 e AU$400,00.

Alimentação

custo de vida na australia 2018

Logo após a acomodação, a alimentação é o segundo fator que mais influencia no custo de vida de um local. Seja cozinhando em casa, ou ainda comendo em restaurantes, esses são números bastante importantes nessa discussão.

O lado bom é que este também é um dos tópicos mais adaptáveis. Quando há sobra de caixa, é possível curtir os melhores restaurantes. Quando a fase é ruim, nos contentamos com fastfood ou comida pronta de supermercado.

Ainda assim, é preciso levar em consideração na hora de descobrir o custo de vida de um local. Dessa forma, o valor médio gasto em alimentação na Austrália é de AU$50,00 a AU$150,00 por semana, dependendo do que você desejar comer.

Segundo o site Numbeo — um banco de dados coletivo sobre preços e outras informações —, os valores praticados na Austrália são, em média:

Restaurantes

  • Almoço em Restaurante simples: AU$20,00
  • Almoço completo para duas pessoas, em restaurante mediano: AU$80,00
  • Cappuccino: AU$4,37
  • Refrigerante: AU$3,29,00
  • Água: AU$2,75
  • Cerveja (local ou importada): AU$8,00
  • Combo de FastFood: AU$11,00

Supermercado

  • Leite (1 litro): AU$1,51
  • Arroz (1kg): AU$2,65
  • Ovos (dúzia): AU$4,33
  • Peito de Frango (1kg): 10,53
  • Garrafa de Vinho (1 litro): AU$15,00
  • Banana (1kg): AU$3,43
  • Batata (1kg): AU$3,25
  • Laranja (1kg): AU$3,77
Pronto para escolher seu pacote? Ou ainda está em dúvida?
Veja nossos pacotes  Tire suas dúvidas

Transporte

custo de vida em melbourne 2018

Aqui está outro custo necessário para a vida na Austrália. Ainda assim, há algumas alternativas, podendo alterar bastante seu custo de vida semanal. Confira a que mais pode funcionar para você.

Antes de ver as opções, entretanto, é preciso entender o contexto. Seguindo no estudo do Departamento de Imigração e Cidadania da Austrália, há duas maneiras de calcular esse gasto.

Se for utilizar transporte público, os valores variam de AU$15,00 a AU$55,00 por semana. Já se optar por comprar um veículo, o gasto semanal estimado estará entre AU$150,00 e AU$260,00.

Falando nisso, o transporte público australiano funciona muito bem, o que é uma ótima notícia para você. Assim, é possível sim se locomover na terra dos cangurus gastando pouco.

Já se optar por comprar um carro, alguns dados importantes são, primeiramente, o valor do bem, e em seguida o do combustível. Assim, para se ter uma base, um carro básico 0km custa a partir de AU$15.000,00 — R$42.300,00, seguindo o câmbio atual (Set/2019) —, enquanto a o litro da gasolina está em AU$1,46.

Por fim, há a opção de alugar um carro durante o período que estiver lá. Pesquisando pela internet, é possível encontrar valores a partir de AU$60,00 para a diária. Se for ficar por algumas semanas, pode ser positivo, se não, há opções mais em conta.

Saúde

custo de vida em brisbane

Para poder fazer um intercâmbio na Austrália, é obrigatória a compra de um seguro de saúde — OSHC (Overseas Health Cover). Isso se dá porque, de acordo com as leis locais, estrangeiros não podem utilizar o sistema público de saúde livremente.

Assim, esse gasto acaba se tornando obrigatório, visto que sem o mesmo nem entrar em território australiano você pode.

Com esse intuito, existem diversos provedores deste tipo de serviço, cabendo a você pesquisar as melhores opções para seu caso.

Esses planos de saúde oferecem pacotes tanto individuais como para casais e famílias. Os valores se iniciam em AU$146,00, para 4 meses, e chegam aos AU$885,00 para os de 24 meses. Na ponta do lápis, isso significa custos mensais em torno de U$36,00. Em valores de 2019. Mas não se preocupe que nossos pacotes já incluem este seguro com o melhor preço do mercado.

O seguro tem uma extensa cobertura, com itens como acidentes, exames de raio-x, serviços pós operatórios, terapias ocupacionais, auxílio para remédios, atendimento por ambulância e uma ampla rede de hospitais e profissionais conveniados.

Por outro lado, não estão inclusos serviços dentários ou oftalmológicos, fisioterapeutas, quiropratas, medicamentos e tratamentos não prescritos ou atendimento psicológico.

Outro fator é que você ainda pagará pelos serviços prestados, porém com um valor mais baixo que uma consulta particular. É possível realizar esse pagamento na hora do atendimento, sendo reembolsado depois, ou através de uma cobrança mensal.

Comodidades

custo de vida em darwin australia

Infelizmente, muitas pessoas acabam se esquecendo de alguns custos, que fazem parte da rotina e acarretam em altos gastos. Aqui entram casos como academia, internet, televisão, celular, lavanderia e vestimentas.

Muitas vezes, são custos pequenos, mas que, juntos, podem causar um rombo em seu orçamento. Assim, não se esqueça de coloca-los em suas planilhas, garantindo que terá todo o dinheiro necessário para viver bem.

Segundo o Numbeo, contas como água, luz, lixo e aquecimento podem totalizar um valor de AU$200,00 ao mês. Obviamente, esses valores somente se aplicam para quem estiver pagando pelo serviço, não contando para quem se hospedar em hotéis ou casa de família, por exemplo.

Telefonia e internet também são gastos quase que obrigatórios, que juntos podem chegar a outros AU$200,00 ao mês. Desse montante, geralmente a internet representa 40%, enquanto seu celular ocupa o resto do orçamento.

Também entra neste tópico o entretenimento necessário para sua vida. Afinal de contas, é preciso relaxar de vez em quando, podendo acalmar a mente e deixar seu corpo mais saudável.

Entre os itens englobados aqui, aparecem a ida a cinemas, teatros e shows, assim como a mensalidade de academia. Assim, o Departamento de Imigração e Cidadania da Austrália sugere separar valores entre AU$200 e AU$600 por mês para este fim.

Principais Cidades

aluguel na australia

Por fim, é necessário entender que a escolha da cidade influenciará diretamente em seu custo de vida. Cidades maiores tendem a ter valores mais altos, enquanto as menores apresentam, geralmente, números mais baixos.

Além do tamanho, outros fatores também influem no custo de vida de determinada cidade. Como exemplo, a quantidade de turistas pode interferir diretamente nesse valor, assim como a presença de estudantes.

Sendo assim, dentre as principais cidades para intercâmbio na Austrália, essa é a classificação de cada uma de acordo com seu custo de vida, do maior para o menor.

  1. Sidney
  2. Melbourne
  3. Brisbane
  4. Adelaide
  5. Gold Coast
  6. Perth

Salário Mínimo na Austrália

salario minimo australia

Diferentemente do Brasil, o salário mínimo na Austrália é calculado por hora, e não por mês. Assim, se faz preciso fazer o cálculo, multiplicando o valor pelas horas trabalhadas durante 30 dias.

Dessa forma, o montante pago para os trabalhadores é de AU$18,93 por hora. Contando que cara horária é de aproximadamente 36 horas por semana, conclui-se que, mensalmente, o salário mínimo é de cerca de AU$2.876 por mês — R$8.110, com o câmbio atual de R$2,82. (set/2019)

Preparado para se jogar nessa aventura? Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso! Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida e lhe auxiliar na realização desse sonho!

Pronto para escolher seu pacote? Ou ainda está em dúvida?
Veja nossos pacotes  Tire suas dúvidas
+20 Anos
No Mercado
Lider no Google
entre as agências de intercâmbio
+2,500
Clientes Anuais
+40,000
Leads por Ano
10 Websites
Especializados
+250 Pacotes
de intercâmbio
Top Destinos
pelo mundo
Ferramentas
de última geração
+ Anos
No Mercado

Líder no Google

Entre agências

+
Leads por Ano
Websites
Especializados
20 Anos
Dúvidas? Converse aqui!