Escolas e Cursos Disponíveis
Aliar um curso de formação profissional com uma experiência em outro país é, com certeza, o sonho de muitos brasileiros. Para os que se interessam nessa possibilidade, a Austrália se mostra como uma das melhores opções, seja por seu clima parecido com o que se vê no Brasil, ou pela grande oferta de escolas. Além de tudo isso, há ainda a possibilidade de aproveitar e fazer um curso de inglês junto ao curso técnico, ou ainda já ficar por lá e fazer uma faculdade em território australiano.
Por motivos como os apresentados acima, o número de brasileiros querendo se aventurar na terra dos cangurus cresce a cada ano. Para se ter uma ideia, apenas em 2019 cerca de 27 mil estudantes tupiniquins se mudaram para o continental país da Oceania — ente 2016 e 2018, foram mais de 65 mil pessoas — segundo o Departamento de Educação do Governo da Austrália. Com esses números, o Brasil se consolida como o quarto país que mais manda estudantes para o destino queridinho do momento.
Como funciona um Curso de Formação Profissional na Austrália
Como qualquer outro lugar, a Austrália possui determinadas regras para seu sistema de ensino. Por conta disso, é preciso entender como tudo funciona antes de se matricular em um curso profissional por lá. Dos pré-requisitos aos níveis de curso, todas as informações são necessárias para quando, enfim, você colocar seus pés na Austrália, não se surpreender com alguns processos.
Pré-requisitos
O primeiro passo para se ingressar em instituições técnicas profissionalizantes na Austrália é preencher os seguintes pré-requisitos:
- Escolaridade: a escolaridade mínima exigida para cursos vocacionais é Ensino Médio (2º grau completo).
- Inglês: é necessário ter inglês em nível intermediário-avançado, equivalente a IELTS 5.5. Algumas instituições de Formação Profissional disponibilizam um teste de nivelamento de inglês para aqueles que possuem fluência na língua, mas não têm um certificado de inglês para comprovação do nível mínimo exigido.
Níveis de qualificação técnica profissionalizante
A educação vocacional na Austrália é oferecida nos seguintes níveis:
- Certificados III e IV – são níveis de entrada no ensino técnico, normalmente utilizados por quem recém terminou ensino médio.
- Diploma e Advanced Diploma são níveis equivalentes ao 1º e 2º ano do curso superior (Universidade), respectivamente. São níveis de qualificação atribuídos tanto para o vocacional quanto ao Superior incompleto.
Duração dos cursos
A duração de um curso de formação profissional depende da área e do nível que você quiser alcançar, podendo variar de três meses a dois anos de duração. Algumas escolas podem oferecer opções mais curtas, porém com uma estratégia mais intensiva, enquanto outras podem optar por algo mais completo e demorado. Antes de escolher por seu curso e instituição, é interessante levar esses fatores em conta, tanto para compreender melhor os valores apresentados, quanto para determinar o tempo que você tem disponível para essa experiência.
Data de início dos cursos
Cursos vocacionais tem data específica para começar. Algumas instituições oferecem somente 2 datas de início ao ano, geralmente em Fevereiro e Julho. Outras instituições oferecem cursos com maior frequência, por exemplo a cada 2 ou 3 meses.
Escolas e Cursos de Formação Profissional
Depois de entender os conceitos apresentados acima, se faz necessário compreender que há uma ampla variedade de cursos de formação profissional disponíveis na Austrália. Sendo assim, abaixo estarão listadas algumas das principais instituições de ensino encontradas por lá, com seus respectivos cursos e detalhes mais importantes.
Ao escolher por algum desses cursos, você terá garantido, primeiramente, uma educação com o maior grau de qualidade, além de um diploma da instituição de ensino e a certeza de um upgrade considerável em seu currículo — independente se voltará ao Brasil ou tentará a vida na Austrália.
O sistema Australiano de Formação Profissional
O sistema Australiano de Formação Profissional conhecido como VET (Vocational Education Training) oferece um atalho à educação superior e prepara os estudantes para o mercado de trabalho. Este sistema, freqüentemente mencionado como “Technical and Vocational Education (TVE)” em outros países, forma indivíduos com habilidades exigidas pela economia moderna e oferece treinamento que é tanto prático quanto voltado à carreira escolhida. O sistema vocacional e de treinamento da Austrália é altamente avançado, tendo passado por reformas continuas por uma década.
Os institutos que possuem os cursos vocacionais e de treinamento (TAFE Institutes) oferecem uma grande variedade de treinamento incluindo cursos nas áreas mais comuns de tecnologia, negócios, design, marketing, hotelaria e turismo. Muitos institutos também possuem treinamento em língua Inglêsa e estudos de preparação para a entrada em Universidades (Foundation Studies).
Cursos de Formação Profissional são fornecidos também por instituições privadas. Conhecidos como ‘school’ ou ‘colleges’.
Graduados em Cursos de Formação Profissional podem procurar emprego com a certeza que suas habilidades são aquelas exigidas pelos empregadores. Pela Estrutura Australiana de Qualificações (Australian Qualifications Framework – AQF) os graduados ainda podem progredir em cursos de um nível mais elevado, incluindo a entrada em universidades para cursos de Diploma e de Graduação.
O processo de seleção nas Instituições técnicas se dá através do preenchimento dos pré-requisitos para o curso escolhido.