Quanto Custa?

Australia Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Austrália

Formação Profissional

Cursos de Formação Profissional na Austrália oferecem treinamento que é ao mesmo tempo prático e orientado a carreira.

O sistema Australiano de Formação Profissional conhecido como VET (Vocational Education Training) oferece um atalho à educação superior e prepara os estudantes para o mercado de trabalho. Este sistema, freqüentemente mencionado como “Technical and Vocational Education (TVE)” em outros países, forma indivíduos com habilidades exigidas pela economia moderna e oferece treinamento que é tanto prático quanto voltado à carreira escolhida. O sistema vocacional e de treinamento da Austrália é altamente avançado, tendo passado por reformas continuas por uma década.

Os institutos que possuem os cursos vocacionais e de treinamento (TAFE Institutes) oferecem uma grande variedade de treinamento incluindo cursos nas áreas mais comuns de tecnologia, negócios, design, marketing, hotelaria e turismo. Muitos institutos também possuem treinamento em língua Inglêsa e estudos de preparação para a entrada em Universidades (Foundation Studies).

Cursos de Formação Profissional são fornecidos também por instituições privadas. Conhecidos como ‘school’ ou ‘colleges’.

Graduados em Cursos de Formação Profissional podem procurar emprego com a certeza que suas habilidades são aquelas exigidas pelos empregadores. Pela Estrutura Australiana de Qualificações (Australian Qualifications Framework – AQF) os graduados ainda podem progredir em cursos de um nível mais elevado, incluindo a entrada em universidades para cursos de Diploma e de Graduação.
O processo de seleção nas Instituições técnicas se dá através do preenchimento dos pré-requisitos para o curso escolhido.

Pré-requisitos

O primeiro passo para se ingressar em Instituições técnicas profissionalizantes na Austrália é preencher os seguintes pré-requisitos:

  • Escolaridade: a escolaridade mínima exigida para cursos vocacionais é Ensino Médio (2º grau completo).
  • Inglês: é necessário ter inglês em nível intermediário-avançado, equivalente a IELTS 5.5. Algumas instituições de Formação Profissional disponibilizam um teste de nivelamento de inglês para aqueles que possuem fluência na língua mas não possuem um certificado de inglês para comprovação do nível mínimo exigido.

Níveis de qualificação técnica profissionalizante na Austrália

A educação vocacional na Austrália é oferecida nos seguintes níveis:

  • Certificados II, II I e IV – são níveis entrada no ensino técnico, normalmente utilizado por quem recém terminou ensino médio.
  • Diploma e Advanced Diploma são níveis equivalentes ao 1º e 2º ano do nível superior (Universidade) respectivamente. São níveis de qualificação atribuídos tanto ao nível vocacional quanto ao nível Superior incompleto.

cursos-tecnicos

A duração de um curso vocacional depende da área e do nível que você quiser alcançar, podendo ser de 3 meses à 2 anos de duração.

Data de início dos cursos

Cursos vocacionais tem data específica para começar. Algumas instituições oferecem somente 2 datas de início ao ano, geralmente em Fevereiro e Julho. Outras instituições oferecem cursos com maior frequência, por exemplo a cada 2 ou 3 meses.